Os 26 filmes de terror mais pesados que vão te dar pesadelos
Curte produções de terror? Mas curte ao ponto de se desafiar e assistir a alguns dos filmes mais pesados da história do cinema do gênero? Pois confira esta lista – que não segue ordem classificatória – e conta se há mais algum filme que deveria estar nesta seleção! Ah, é preciso estômago para ver os filmes abaixo, ok!
1. Barbarian (2022)
Vamos começa esta lista por um filme recente, mas calma, que falamos dos clássicos daqui a pouco. O fato é que Barbarian chegou aos cinemas em 2022 chamando a atenção dos fãs de terror e dos críticos. Com incríveis 92% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes, o longa foi considerado um dos melhores filmes de terror do ano.
Apesar de ter como destaque cenas de violência explícita, abusos e mortes, o longa alcança o terror com um roteiro inovador que causa ansiedade no espectador para ver o que vai acontecer. A trama acompanha a jovem Tess Marshall, que alugou uma casa em um bairro distante. Ela descobre que um homem também alugou o imóvel e eles dividem a casa até que a confusão se resolva. Contudo, ela acaba encontrando um cativeiro sinistro no local.
2. Suspiria (1977)
E vamos começar a falar dos clássicos! Esta produção italiana se tornou referência de obra de terror sobrenatural e gore. Seu legado, inclusive, pode ser visto até hoje por referências feitas em produções como American Horror Story: Hotel e Pânico 4. O filme é primeira parte da trilogia do diretor Dario Argento, sendo seguido pelos longas As Três Mães e A Mãe das Lágrimas.
As cenas perturbadoras acompanham a história de uma jovem estudante de balé que deixa os Estados Unidos para estudar em uma renomada universidade de dança na Alemanha. Estranhas mortes e outros eventos macabros levam a protagonista a seguir a trilha de sangue a descobrir terríveis segredos que existem por trás da escola .
3. Poltergeist – O Fenômeno (1982)
Este clássico do terror foi escrito e produzido por Steven Spielberg, e se tornou uma grande referências para outras obras do gênero. A Chicago Film Critics Association elegeu o longa como o 20º melhor filme de terror já feito. Além disso, a cena do boneco-palhaço entrou para a lista dos 100 momentos mais assustadores de filmes da Bravo.
A trama acompanha uma família, no subúrbio da Califórnia, nos Estados Unidos. Após ter sua casa invadida por misteriosos e malignos fantasmas, a família tenta salvar seus filhos. Contudo, a filha mais nova acaba sendo sequestrada pelos fantasmas. O filme foi descrito pelos críticos como “consistentemente assustador”.
4. Raw – Cruel (2017)
Mais um filme recente que já merece ser mencionado nesta lista. Com incríveis 93% de aprovação dos críticos no site Rotten Tomatoes, esta produção francesa acompanha uma estudante do primeiro ano de veterinária. Vegetariana por muitos anos, a jovem acaba provando carne, mas desenvolve um desejo incontrolável por carne humana.
Embora seja uma obra sobre canibalismo com cenas perturbadoras, o longa foi elogiado também pela forma como sua trama e a tensão são construídas. Contudo, há relatos de que, durante a apresentação do filme no Festival de Filme Internacional de Toronto de 2016, alguns espectadores precisaram de cuidados médicos de emergência após desmaiarem com algumas cenas.
5. Os Estranhos: Caçada Noturna (2008)
O horror desta obra se baseia, claro, em suas várias cenas pesadas. Contudo, ele ganha ainda mais força por ser relativamente baseado em fatos reais e por deixar no espectador aquela sensação macabra de que aquilo poderia, de fato, acontecer com qualquer pessoa.
A trama acompanha um jovem casal que tem sua casa de veraneio invadida por três assassinos macabros. Os criminosos parecem se alimentar do medo de suas vítimas, ficando cada vez mais assustadores e sedentos dessa provocação do medo.
6. As Fitas de Poughkeepsie (2009)
No estilo “falso documentário”, este filme narra a história de um serial killer e de seus macabros crimes na cidade de Poughkeepsie, nos Estados Unidos. A história é baseada em um caso real, e o longa foi feito a partir das 800 fitas nas quais o criminoso gravou seus assassinatos, encontradas pela polícia em 2001.
O filme estreou no Tribeca Film Festival em 2007, mas foi proibido em diversos países. No Estados Unidos, o longa não obteve permissão de exibição por 10 anos, estreando apenas em 2018. Até hoje, As Fitas de Poughkeepsie é considerado um dos filmes de terror mais assustadores da história do cinema.
7. Hell House LLC (2015)
O próximo filme da lista também segue o subgênero “found footage”, que desenvolve a trama a partir de filmagens reais ou ficcionais. A estética e ponto de vista da “câmera que filmou os eventos” dá uma sensação bem mais real e assustadora. O longa tem início mostrando entrevistas com pessoas ligadas à tragédia que fez 15 vítimas em uma casa de terror.
A chamada Casa do Inferno era um evento que viaja pelos Estados Unidos todo Halloween desde 2002. Em 2009, contudo, 15 visitantes foram misteriosamente mortos. 5 anos depois, uma equipe de filmes decide trabalhar em um documentário sobre o ocorrido. Quando a única sobrevivente do caso compartilha fitas com gravações do dia do incidente, eles descobrem que há muito mais do que imaginariam por trás das mortes.
8. Hereditário (2018)
Este filme de Ari Aster foi aclamado pela crítica especializada e pela audiência. A produção chegou a ser comparada com ícones do terror como O Iluminado e O Exorcista, em termos de impacto no gênero. Com uma trama que foge dos clichês, Hereditário traz uma narrativa ambígua que convida o espectador a entrar na mesma dúvida vivenciada pelos protagonistas: aquilo pelo que estão passando é parte de distúrbios mentais ou é alguma manifestação sobrenatural?
A história acompanha os Graham. Após a morte da reclusa avó, fenômenos estranhos começam a acontecer ao redor da família. Com os incidentes se tornando cada vez mais macabros, alguns dos membros veem indícios de atividades sobrenaturais, outros insistem em suas crenças científicas e no histórico de distúrbios psicológicos da família.
9. Midsommar (2019)
Ainda sobre a obra de Ari Aster, precisamos falar de Midsommar. apenas um ano depois do lançamento de Hereditário, o diretor já conquistou novas críticas positivas com um filme de terror, que mais uma vez mexeu com a cabeça dos espectadores. A trama acompanha Dani, uma jovem que passa pelo trauma desesperador de descobrir que sua irmã bipolar matou seus pais e cometeu suicídio.
Ainda se recuperando do luto, algum tempo depois ela aceita viajar com seu namorado para Suécia, para visitarem uma comunidade tradicional. Lá, contudo, o grupo participa de um ritual que acaba resultando em mortes macabras. Muitas vezes sob o efeito de drogas oferecidas no ritual, Dani não consegue entender ou se livrar do que acontece ao seu redor, e cada momento vai ficando mais perturbador.
10. Mártires (2008)
Esse terror franco-canadense traz cenas pesadas de tortura, automutilação e assassinatos. então fica o aviso: é preciso estômago para ver. A trama acompanha Lucie, uma jovem que foi sequestrada e submetida a torturas inimagináveis. 15 anos depois, ela está busca se vingar de seus sequestradores.
Talvez um dos filmes mais pesados desta lista, Mártires traz uma trama perturbadora, tanto pelas cenas de violência explícita, quanto por uma inesperada mudança de perspetiva na história. A obra se tornou quase um cult do gênero, e é um desses filmes que não sai da sua cabeça por muito tempo.
11. Grotesque (2009)
O foco deste filme é chocar os espectadores com cenas pesadas, e não pelo roteiro em si. Na verdade, a linha de história é até bem pequena. O longa, inclusive, foi proibido pela Agência Britânica de Cinema, que criticou a narrativa mínima e a brutalidade e o sadismo das cenas.
A trama acompanha um casal que, sem grandes explicações, é sequestrado. Em cativeiro, eles são submetidos a terríveis torturas físicas e psicológicas. A obra explora violência gratuita e sangue em níveis ainda piores que filmes como O Albergue e Jogos Mortais.
12. A Entidade (2012)
Na pesquisa realizada pelo site Broadband Choices sobre os filmes mais assustadores, este foi o grande vencedor. A partir do uso de monitores cardíacos nos espectadores, o estudo de 2021 avaliou quais filmes elevavam mais os batimentos. A Entidade conquistou o primeiro lugar. Dirigido por Scott Derrickson (Doutor Estranho), o filme acompanha o escritor de romances policiais Ellison e os incidentes que vivencia com sua família após se mudarem para sua nova casa.
No sótão do imóvel, Ellison encontra rolos de filmes. Ao assisti-los, ele descobre que as gravações mostram macabros assassinatos, e decide investigar o que aconteceu. É a partir daí que uma entidade tenebrosa passa a botar toda a família do escritor em risco. Apesar de ter uma trama relativamente clichê, o filme traz um roteiro bem construído, com excelentes atuações e sustos que deixam o espectador com medo mesmo após terminar de assistir.
13. Abismo do Medo (2005)
Se você é claustrofóbico, não veja este filme. A trama acompanha seis amigas que decidem se aventurar em uma caverna sem saber que o local nunca tinha sido explorado antes. Quando uma pedra se desprende e fecha a saída, elas precisam encontrar uma nova forma de deixar a caverna, em uma busca desesperada pelos estreitos corredores de pedra.
O que elas não sabiam também é que não estavam sozinhas lá. Criaturas sombrias passam a persegui-las, e a aventura se torna uma corrida por suas vidas. O longa conquistou o prêmio Saturn de Melhor Filme De Horror em 2007.
14. Sobrenatural (2010)
Quando o professor Josh (Patrick Wilson) e a pianista Renai Lambert (Rose Byrne) se mudam para sua nova casa, seu filho sofre um acidente e acaba entrando em coma profundo. Ao mesmo tempo, fenômenos sobrenaturais começam a acontecer pela casa e parecem tentar se aproveitar da mente desprotegida da criança.
Desesperados e certos de que a casa é mal assombrada, eles se mudam imediatamente. Contudo, o mal não estava na casa. O longa mistura um clima de terror psicológico com o estilo dos filmes de terror dos anos 1990, cheio de sustos, ruídos misteriosos e outros elementos de deixar os espectadores arrepiados.
15. The McPherson Tape (UFO Abduction) (1989)
Visto por alguns fãs como o filme que abriu caminho para outras obras de found footage, este filme traz uma sensação de realidade tão intensa, que foi confundido com fatos reais por anos. A trama acompanha a família Van Heese, em 1993. Eles se reúnem em uma casa nas montanhas para celebrar o aniversário de cinco anos da filha mais nova.
A historia se desenrola quando estranhos acontecimentos fazem a família investigar. Eles descobrem a chegada de alienígenas nas proximidades. Isolados e indefesos, eles precisam lidar com a visita inesperada. O filme foi confundido com um vídeo real após um incêndio destruir a filmagem original. Isso porque apenas cópias sem abertura ou créditos caíram na internet. A casa escura e a sensação de realidade da câmera de mão colaboraram para o engano.
16. Corrente do Mal (2014)
Uma maldição passada de pessoa para pessoa através de uma relação sexual. A premissa deste filme pode parecer um pouco absurda, mas não deixe que isso te impeça de dar uma chance a ele. Amplamente aclamado pela crítica e pela audiência, este filme tem início quando a protagonista Jay descobre que seu namorado lhe passou uma maldição, na tentativa desesperada de não ser morto.
A jovem começa a ser perseguida por uma entidade que só pode ser vista pela pessoa que for a atual portadora da maldição e que consegue assumir a aparência de qualquer pessoa. Caso a entidade consiga matá-la, ela tentará matar em seguida o portador anterior da maldição. Destacado como um dos filmes de terror mais assustadores por muitos espectadores, este longa proporciona uma experiência verdadeiramente aterrorizante.
17. O Exorcista (1973)
Clássico é clássico, e este é atemporal. Baseado no livro de mesmo nome, escrito por William Peter Blatty, O Exorcista impressionou as audiências de 1973 com a história da possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. Mas verdade seja dita: desde então, o filme impressionou e assustou todas as gerações seguintes. Embora se trate de uma ficção, a história se inspirou no exorcismo de um jovem de 14 anos documentado em 1949.
Com cenas e marcaram a história do cinema – e até hoje marcam quem quer que tente ver o filme – o longa ainda teve sua produção em volta em mistérios macabros. Além de mortes misteriosas entre atores e outros profissionais envolvidos, um incêndio misterioso chegou a atingir o set de gravação, menos o quarto da protagonista. O longa foi indicado a 10 Oscars, vencendo 2 em categorias técnicas.
18. O Exorcismo de Emily Rose (2005)
E se é para falar de filmes de exorcismo e possessão demoníaca, este não pode ficar de fora. Dirigido por Scott Derrickson (A Entidade), o filme se baseia em uma história real do exorcismo de uma garota em 1976. A trama acompanha Emily Rose, uma jovem católica que deixa sua cidade no interior para cursar faculdade. Após ter uma alucinação assustadora e passa por surtos cada vez mais frequente, ela aceita ser submetida a um exorcismo.
Infelizmente, Emily Rose acabou morrendo durante o processo, e o padre responsável pelo exorcismo foi acusado de assassinato. Durante o julgamento do sacerdote, os eventos inexplicáveis em torno do caso vão desafiando a cética advogada que aceitou fazer a defesa do acusado. Um filme pesado, a obra ainda atraiu atenção para o caso real no qual se baseou, também rodeado de mistérios e acontecimentos sem explicação que foram gravados.
19. O Albergue (2005)
Esta é uma das sugestões desta lista para aqueles que curtem filmes do gênero gore, cheios de cenas de violência explícita e muito sangue. A trama acompanha dois universitários americanos que decidem fazer uma viagem estilo “mochilão” pela Europa. Em Amsterdã, eles conhecem um rapaz e os convence a visitar uma pousada em uma pequena cidade da Eslováquia.
Atraídos pela possibilidade de conhecer belas mulheres lá, eles aceitam a sugestão. No local, contudo, o grupo acaba envolvido em perigosas e sinistras situações. Quentin Tarantino assina como co-produtor deste filme, que conta com cenas de tortura e momentos excessivamente nojentos que tanto caracterizam o subgênero gore.
20. V/H/S (2012)
Com uma proposta um pouco diferente, V/H/S é um filme composto por vários curtas no estilo found footage. A trama principal acompanha um grupo de criminosos que foi contratado para invadir uma casa abandonada e recuperar uma fita VHS específica. Chegando lá, contudo, o grupo descobre várias fitas e começa a assisti-las.
A partir daí, acompanhamos cinco histórias aterrorizantes que ainda contam com a característica found footage para passar a sensação de realidade. elogiado pela crítica e pelo público, recebeu destaque no Sundance Film Festival, sendo descrito como um terror que apela para o nível pesadelo de horror.
21. A Visita (2015)
Neste terror de M. Night Shyamalan, acompanhamos os jovens irmãos Becca e Tyler. Eles são mandados por sua mãe para passar um tempo na remota fazendo de seus avós, que não haviam conhecido até então. A única regra que eles impõem aos netos é que jamais saim de seu quarto após as 21h30.
Desconfiados das atitudes cada vez mais estranhas dos seus avós, os meninos começam a investigar o possível envolvimento deles em assustadores rituais. Tudo isso é visto no estilo found footage, a partir das filmagens feitas pelos adolescentes. O longa marcou o retorno de Shyamalan ao gênero do terror e do suspense, já tendo em seu currículo obras como O Sexto Sentido e A Vila.
22. À l’intérieur (2007)
Um exemplo das violentas e assustadoras obras que marcaram a nova onda de horror francês este filme acompanha Sarah, uma jovem grávida, que perdeu seu marido num acidente de carro há quatro meses. Já bem no final de sua gravidez, Sarah tem sua casa invadida por uma misteriosa mulher que tem um objetivo específico: roubar o seu bebê.
No decorrer do longa, acompanhamos a agonia de cada tentativa de salvar Sarah e parar a invasora, em meio a cenas de grande violência perturbadoras. Brad Miska, do site especializado em filmes de horror Bloody Disgusting, descreveu o longa como “um dos filmes mais assustadores” e “possivelmente o filme de terror mais violento, realista e sangrento já feito”.
23. REC (2007)
Este filme espanhol vai se transformando em algo cada vez mais assustador conforme as cenas vão passando. Inicialmente, a trama acompanha a repórter Ângela Vidal, que está cobrindo uma noite de atividades do corpo de bombeiros. Eles recebem um chamado de resgate de uma mulher idosa, cujos vizinhos contam estar presa em seu apartamento gritando de forma assustadora.
Ao chegar lá, eles percebem que a senhora está sangrando e que apresenta um comportamento extremamente violento. Após ela atacar um dos policiais, os moradores tentam deixar o prédio, mas são barrados pela polícia. As cenas seguintes trazem agoniantes tentativas dos moradores de fugirem das pessoas afetadas pela misteriosa doença. Juntam-se a isso descobertas chocantes sobre a possível origem do que está acontecendo e cenas de extrema violência.
24. Holocausto Canibal (1990)
O filme que revolucionou o estilo de filmagem found footage, esta produção italiana chegou a ser proibida em locais como Itália, Reino Unido, Austrália e outros. Esses países viram como inaceitável o nível de violência gráfica, gore e violência sexual. A trama acompanha um antropólogo que participa de uma missão de resgate de quatro documentaristas desaparecidos na Amazônia, onde estavam filmando tribos canibais.
O antropólogo acaba recuperando fitas com gravações feitas pelos documentaristas. Ele vê o conteúdo terrível e as ações absurdas que a equipe cometeu contra os indígenas, na intenção de encenar momentos falsos para o documentário. Assustado, ele tenta impedir que as fitas cheguem à imprensa. Para convencer a emissora de que não devem transmitir as filmagens, ele mostra o final das gravações, com os últimos crimes brutais cometidos pelos documentaristas e seu destino final.
25. Terrifier (2016)
Filme de palhaço assassino perseguindo e matando suas vítimas. Poderia ser apenas ua obra com uma fórmula repetida, mas Terrifier “vai aonde nenhum outro filme considerou ir”, como afirmou uma das críticas que recebeu em seu lançamento. O longa nos apresenta ao macabro palhaço Art, que persegue três jovens mulheres. As cenas misturam violência e gore e prometem deixar o espectador com pesadelos.
Os momentos de sangue, mutilação e outras cenas nojentas – já conhecidas do estilo gore – chamam bastante atenção. Contudo, o filme também foi elogiado por conseguir manter uma constante atmosfera de tensão, sendo comparado a personagens clássicos do terror, como Freddy, Jason e Jigsaw.
26. A Morte do Demônio (2013)
Este filme é a nova versão dos clássicos filmes Evil Dead, dos anos 1980. A Morte do Demônio acompanha uma jovem viciada em drogas que decide passar um tempo na cabana da família com seu irmão e amigos, na tentativa de se recuperar do vício. O que era para ser um momento relaxante se torna um pesadelo com diferentes personagens sendo possuídos e mortos por entidades malignas.
Embora traga um vibe meio trash, o filme conta com um clima tenso, um ritmo rápido e intenso de forma quase obsessiva. Além disso, traz cenas que misturam o horror e o gore e apelam para os efeitos mais práticos, resultando em uma obra impressionante e um dos filmes de terror mais pesados já lançados.
CONFIRA TAMBÉM
Os filmes mais esperados de 2023
Os melhores filmes de terror para ver na Netflix
Filmes de terror antigos que os fãs do gênero precisam ver
Os melhores filmes de terror de 2022
Filmes clássicos que não podem faltar na sua lista
Os melhores filmes com plot twist que vão te surpreender
Melhores filmes de terror para conferir na Amazon Prime
Conheça os bonecos mais assustadores dos filmes de terror!
Filmes de suspense que vão te deixar suando frio
Melhores SÉRIES DE SUSPENSE para ver na Netflix este ano
Atualizado em
- botagogo hoje Antes de Botafogo x Cruzeiro, Artur Jorge não fala sobre preservar titulares: ‘Não podemos pensar no jogo de daqui a três dias’
- titulo de história Nas Laranjeiras, Brasil conquistou seu segundo título na história
- aninha futebolista equipes atuais Fluminense oficializa mais três reforços para o futebol feminino
- jump throw bind cs2 – CS2: como configurar bind de jumpthrow
- musa botafogo Musa do Botafogo não aprova contratação de Enderson Moreira e pede Alberto Valentim: ‘Foi campeão e é gato’
- pan americano 2023 site oficial Lelê é convocada para treinamentos visando o Pan Santiago 2023
- melhor lateral-esquerdo do brasil Marçal, do Botafogo, é eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro em programa
- Real Madrid vence em Milão e Porto derrota Marselha