Em 1995, Gol de Barriga garante ao Flu título carioca sobre o Flamengo
No dia 25 de junho de 1995, o Maracanã recebeu 120 mil pessoas para um dos maiores jogos de sua história. Finalista do Campeonato Carioca, o Fluminense precisava derrotar o Flamengo para levar o troféu para Laranjeiras, no ano do centenário do rival. E conseguiu.
Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
Os times já haviam se enfrentado três vezes ao longo daquela edição do torneio. Mesmo sob desconfiança da crônica esportiva, o Tricolor venceu duas vezes e empatou outra. Na decisão, de novo, o Time de Guerreiros levou a melhor, pelo placar de 3 a 2. O icônico Gol de Barriga, associado a Renato Gaúcho, mas registrado na súmula do confronto como de Ailton, garantiu o título.
Ainda no primeiro tempo do clássico, os tricolores dominaram a badalada equipe rubro-negra e saíram em vantagem no marcador, com gols de Renato e Leonardo. Na volta do intervalo, Romário, em seu primeiro gol contra o Flu, e Fabinho levaram o adversário ao empate.
Em uma confusão, Sorlei, pelo Flu, e Marquinhos, pelo Fla, acabaram expulsos, quando o placar indicava 2 a 1 para o Tricolor. Depois, o lado verde, branco e grená perdeu mais um jogador: Lira, por falta em Fabinho.
Aos 41 minutos da etapa final, deu-se a cena que ainda hoje orgulha os tricolores e assombra os rubro-negros. Aílton recebeu pela direita, aplicou lindos dribles em Charles Guerreiro e soltou a bomba, cruzado, à meia-altura. Na área, a bola encontrou Renato Gaúcho, que, de barriga, balançou a rede.
Nos acréscimos, o Fluminense sofreu mais uma expulsão. Lima deixou o campo após advertência por derrubar Sávio, a fim de parar contra-ataque do adversário.
Técnico do clube na conquista, Joel Santana relembrou o episódio em sua participação no Boteco Brahma Tricolor, da FluTV. “Tínhamos um Time de Guerreiros, que sabia o que queria e lutava pela vitória. Renato era um cara iluminado. A bola o procurava. Tem coisas na vida que só acontecem uma vez. E este título ficou realmente marcado na memória”, disse.
Texto: Flu-Memória
Foto: Flu-Memória
- gabriel ex fluminense Campeão carioca em 2005, Gabriel visita o CTCC: “Fluminense é minha casa”
- cariocao 2023 Atual campeão, Fluminense vai enfrentar o Resende na estreia do Cariocão 2023
- jeffinho no lyon Jornalista analisa passagem de Jeffinho pelo Lyon e afirma: ‘Botafogo certamente terá uma das armas mais interessantes’
- aniversa FLU WEEK 122: Fluminense inicia semana do aniversário com cupom, produtos e ações para sócios
- rennala rainha da lua cheia – Ainda não superei a luta contra Rennala em Elden Ring
- hugo farias jogador Destaque no Botafogo, Hugo é o lateral da Série A com mais assistências na temporada 2024
- fluminense 5 x 1 river Com três de Cano e dois de Arias, Fluminense dá show e faz 5 a 1 no River Plate no Maracanã pela Libertadores
- bangu sub-20 Já classificado e invicto, Sub-20 do Flu empata com Bangu pela Copa Rio