Canavan elogia período de treinos para mata-mata do Brasileirão Sub-17: 'Outro campeonato'
O intervalo entre a primeira fase e o mata-mata do Brasileirão Sub-17 serviu para o técnico Felipe Canavan passar a limpo o desempenho que rendeu ao Fluminense a vice-liderança do Grupo B e promover ajustes visando às quartas de final contra o Flamengo. O clássico que abre o confronto, nesta quinta-feira (19/09), às 15h, na Gávea, marca o início de um novo campeonato para os Moleques de Xerém.
Seja Sócio e receba conteúdos exclusivos, além de ter descontos em vários parceiros. Faça o Fluminense mais forte e escolha um plano agora!
“É muito vivo entre nós o discurso de que precisamos competir, porque, a partir das quartas de final, jogaremos outro campeonato, de dois jogos e 180 minutos. Buscamos ser totalmente estratégicos para os duelos contra o Flamengo e ver onde somos fortes ou temos que evoluir. Agora é mata-mata. Devemos ser eficientes e assertivos para avançar”, destacou o treinador.
Leia mais: Secretaria de Estado da Mulher palestra para times de base do Fluminense
Sem compromissos pela competição nacional desde a goleada por 4 a 1 sobre o Bahia, no dia 28 do mês passado, em Pituaçu, pela nona e última rodada, quando conquistou seu primeiro triunfo longe do Rio de Janeiro, o Flu só entrou em ação aos fins de semana para a disputa do Campeonato Carioca.
A molecada campeã invicta da Copa do Brasil venceu os três jogos realizados neste período, incluindo o clássico contra o Vasco, seu primeiro na Taça Guanabara, quando, na estreia do Estádio Marcelo Vieira, em Xerém, garantiu a virada por 3 a 2 e chegou à segunda colocação do Estadual, totalizando 14 pontos.
“Tivemos mais de duas semanas cheias, período que usamos para atacar o que precisávamos melhorar e ter uma equipe ainda mais competitiva. Foi um momento muito rico de preparação porque nos permitiu recuperar atletas, zerar situações físicas e tratar lesões pontuais. Além disso, consideramos importante reforçar comportamentos que devemos executar para sermos fortes nas quartas de final”, avaliou Canavan.
O clube avançou no principal torneio da categoria com 15 pontos e há cinco partidas sem perder. Foram quatro vitórias, três empates e duas derrotas, além de 19 gols marcados e 14 sofridos. Entre os pontos positivos observados por Felipe Canavan está o rendimento nos momentos com bola, um dos aspectos que ele mais valoriza em suas equipes.
“Consegui dar minha cara a essa fase do jogo, e os jogadores assimilaram, ganharam confiança e se dedicaram ao máximo para executá-la da melhor maneira possível. É claro que sempre existe um ponto ou outro de ajuste, mas acho que a entrega foi muito qualificada. Agora, nosso desafio é seguir potencializando, sendo agressivo e terminando nossas jogadas com qualidade”, apontou.
Para carimbar vaga na semifinal, o Tricolor, candidato ao bi, busca aprender com os desafios vividos ao longo da campanha. O próximo adversário da Esquadrilha 07, em caso de classificação, será o vencedor de Santos x Cruzeiro.
“A primeira fase do Brasileirão foi, como o previsto, um momento extremamente desafiador da nossa temporada. Começamos vencendo o Red Bull Bragantino, em um jogo que expôs situações que precisamos atacar rápido para competir, mas o ponto principal, para mim, foi o equilíbrio entre as equipes. Sabíamos que seria difícil, o que nos fez amadurecer. A lição que fica é que devemos ser competitivos com e sem a bola, além de reforçar o que fazemos bem: controlar o ritmo de jogo, sendo agressivos”, afirmou o comandante, que completou:
“Assim, construímos o maior número possível de situações de gol e, convertendo, trazemos os jogos para o nosso lado. Os momentos de bola parada também nos ensinaram muito, porque nossos adversários exploraram bastante. Então, nosso grande aprendizado é jogar de forma equilibrada, principalmente nos períodos de transição, para sermos ainda melhores no mata-mata”.
Dono de melhor campanha, o Fluminense decide a classificação em casa e volta a enfrentar o rival às 15h do próximo dia 26 (quinta-feira). Caso haja empate no placar agregado, a disputa vai aos pênaltis. Ambos os duelos serão transmitidos ao vivo pelo Sportv.
Texto: Comunicação/FFC
Fotos: Leonardo Brasil/FFC
- salario do lele do fluminense Lelê assina em definitivo com o Fluminense até 2027
- quanto o cano ganha no fluminense Rei da América, Cano revela expectativa para temporada: “Continuar fazendo história aqui”
- coimbra botafogo Kauan Lindes, ex-Coimbra, fará parte de novo projeto de transição com o profissional do Botafogo; entenda
- site mvp Yolandus Pratt é o MVP da rodada da Liga Nacional
- danilo borges soares Com Rafael, Danilo Barbosa e Júnior Santos, Botafogo está escalado para enfrentar o São Paulo no Nilton Santos pela estreia no Brasileirão
- palmeiras 2023 jogos Artur Jorge ‘reduz’ peso de 2023 e evita clima de revanche contra o Palmeiras: ‘Preciso é lutar diariamente pelo sucesso do Botafogo’
- botafogo 6 x 0 flamengo Dirigente exalta 50 anos de Botafogo 6 x 0 Flamengo no aniversário do rival: ‘Um dos maiores shows de futebol do Maracanã’
- cartões amarelos copa do brasil Time campeão da Copa do Brasil Sub-17 entra em ação pela Copa Rio