O que é Baba Yaga em John Wick?
Na franquia John Wick – que já chegou ao seu terceiro filme e já está com o quarto confirmado – descobrimos que o protagonista é conhecido como “Baba Yaga”. Mas por quê? Quem ou o quê é esse Baba Yaga?
Baba Yaga é o bicho-papão?
Para responder a essa pergunta, precisamos destacar um diálogo entre o personagem Viggo Tarasov e seu filho. Para quem não se recorda desta cena, o diálogo é o seguinte:
– Ele já foi um associado nosso. Nós o chamamos de… Baba Yaga.
– Bicho-papão?
– Bem, John não era exatamente o bicho-papão.
Segundo a franquia hollywoodiana, Baba Yaga é o Bicho-Papão. Ou seja, John Wick levava a fama de ser um “bicho-papão” entre os seus inimigos. O problema é que não é bem assim… Na verdade, Baba Yaga e Bicho-Papão são duas criaturas folclóricas diferentes.
O que, aparentemente, aconteceu foi uma confusão entre os termos “Baba Yaga” e “Babaika”, com este último realmente se referindo à criatura que conhecemos nas histórias sobre o bicho-papão.
No folclore russo, o Babaika leva embora aquelas crianças que se comportarem mal, conto narrado nas famílias para assustar os filhos mais novos que não obedeciam. O radical da palavra, “Baba”, tem origem indo-europeia e significa “progenitor imortal”, uma espécie de antepassado que, com o tempo, passou a representar um ser sombrio.
VEJA TAMBÉM:Jonh Wick: sequência correta para assistir os filmes
Quem realmente é Baba Yaga na cultura russa?
A Baba Yaga – sim, “A” – é, na verdade, uma figura descrita como uma mulher desfigurada e feroz, que mora no interior de uma floresta, em uma casa apoiada sobre pés de galinha que liga o mundo dos vivos aos dos mortos. Embora sua imagem seja assustadora, ela é conhecida como um ser ambíguo, que pode tanto ajudar quanto prejudicar aqueles que chegam até ela.
Segundo a morfologia folclórica do acadêmico russo Vladimir Propp, a Baba Yaga era vista tanto como uma doadora quanto como uma vilã. Na língua russa, “Baba” ou “babka” significa “mulher sábia” ou “idosa”, além de ser um diminutivo comum para a expressão “babushka”, que quer dizer “avó”. Já o termo “Yaga” aparece em idiomas como o croata, significando “horror”, e no checo antigo, com o significado de “bruxa”.
Diferente do bicho-papão, ela não leva as crianças mal criadas. Segundo o folclore eslavo, essa “bruxa má e velha” tenta atrair pessoas até sua casa em busca de ajuda. Sua verdadeira intenção é matá-las, fervê-las e comê-las. Para se ter uma noção, acredita-se que o conto João e Maria, dos Irmãos Grimm, seja uma versão europeia da Baba Yaga.
Na modernidade, “Baba” tem sido ainda uma ofensa entre os ucranianos e russos, tanto para mulheres quanto para homens que sejam considerados delicados ou sem caráter. Então, dá para essa ser a figura histórica com a qual John Wick é comparado?
VEJA TAMBÉM:Curiosidades sobre a franquia John Wick!
Hellboy trouxe a Baba Yaga para os cinemas!
Dizer que a representação que o último Hellboy fez da Baba Yaga foi exata talvez seja um pouco demais, dada as adaptações necessárias para misturar a figura folclórica com os demais personagens do universo do anti-herói. Mas, ainda assim, chegou bem perto!
Baba Yaga é um personagem recorrente nos quadrinhos de Hellboy, e há muito já fascinava o criador do personagem, Mike Mignola. Em entrevista à EW em 2019, Mignola falou sobre a bruxa, e sua compreensão se aproxima muito mais dos contos russos.
“Ela é um desses personagens principais. Ela é o ícone da ‘avó’. Precisamos saber alguma coisa, então precisamos ir ao bosque e nos encontrar com a ‘avó’. Às vezes ela vai ajudá-lo, e às vezes ela vai te comer.”
Sua caracterização no filme incluiu a incrível maquiagem criada por Joel Harlow, a interpretação do contorcionista Troy James, e um cenário com tigelas com ossos humanos e outros elementos em sua casa.
VEJA TAMBÉM:Conheça o Hotel Continental, da franquia John Wick!
As semelhanças entre Baba Yaga e John Wick
Olha… há quem faça “vista grossa” para mais esse erro de Hollywood sobre a cultura de outro país (que sabemos que são vários). Mas os motivos, neste caso, para alguns fãs aceitarem o deslize são compreensíveis. Embora se diferencie do Bicho Papão em várias características, a Baba Yaga também tinha sua história usada pelos pais para assustar as crianças.
Além disso, discute-se que John Wick e Baba Yaga de fato se assemelham em termos de os dois ajudarem aqueles que forem leais a eles e destruírem os que se colocam em seus caminhos.
E aí, o que acha? Aceitável ou errou feio? O filme confundiu mesmo Baba Yaga com Babaika ou misturou a essência das duas criaturas folclóricas?
FIQUE POR DENTRO
Os filmes de ação mais esperados deste ano!
Os melhores filmes de aventura de todos os tempos!
Os filmes mais esperados deste ano!
Atualizado em
- fotos de goleiros defendendo Dia do Goleiro: Coordenador e preparador exaltam trabalho e projetam futuro da posição no Flu
- quem é ghost – Call of Duty Modern Warfare: Quem é Ghost
- armas fortnite 2023 – Fortnite: Temporada 3 tem Optimus Prime e tema da Selva; veja
- coletiva fluminense Veja a coletiva de Yuri e Luccas Claro
- luiz flávio de oliveira irmão PC Oliveira crê que irmão Luiz Flavio acertou em não validar gol do Botafogo: ‘Bem anulado’
- fest.com internet Fluminense inicia venda de ingressos para a Flu Fest 2023 nesta terça
- plalmeiras CPI oficia presidente da CBF para enviar imagens da cabine do VAR na expulsão de Adryelson em Botafogo x Palmeiras e dados sobre árbitros
- finalista do campeonato carioca Fluminense encara o Vasco em clássico que decide finalista do Carioca Sub-15